Procurarei responder a todas as questões que coloquem sobre segurança. Se não souber procurei onde e como saber; pois para mim "O Importante não é saber, é saber, onde saber!"
Boa tarde, desde já quero agradecer-lhe pelo facto de ter criado uma pag destas, porque de facto, as empresas para quem trabalhamos nao nos faculta toda a informacao que necessitamos, afim de poder-mos ser muito mais e melhores profissionais.
A questao que me tras a este forum é a seguinte;
-Quando pretendemos fazer um cursos, actualizacoes,etc, relacionados com esta actividade profissional, embora sejam por nossa conta (a entidade empregadora nao nos fornece acesso a esses cursos), essas faltas sao legalmente justificaveis? À quem diga que não, embora eu ache o contrario. Estive a fazer uma pesquisa rapida no Diário da República (codigo de trabalho), mas não encontrei nada.
Será que podia ajudar-me nesta questão?
O curso ira decorrer no Porto, nos dias 27 e 28 do próximo mês, e trata-se de um curso intensivo de imobilização táctica, tendo como instrutores elementos da SWAT.
Desde já agradeço pela sua disponibilidade e atencao.
Atentamente
J. Santiago
O Código de Trabalho (CT) realmente consigna horas anuais de formação. Porém, não sendo um entendido na matéria, creio que a utilização dessas horas tem de ser concertada entre empregador/empregado. Como tal, caso não consiga chegar a um acordo com a sua empresa nessa matéria, sugiro que contacte um dos Sindicatos do sector e/ou até mesmo o MTSS, onde existem Técnicos habilitados para lhe dar uma resposta cabal.
Pessoalmente, não creio que o Curso que se propõem a fazer seja adequado aos Vigilantes de Segurança Privada em Portugal; recordo-lhe que, perante a Lei, enquanto Vigilante, o senhor não pode imobilizar ninguém, apenas se pode defender se for atacado e no princípio da legítima defesa; que é algo como a utilização de meios iguais aos do agressor, caso contrário é crime. Por conseguinte, se me permite a sugestão, escolha melhor o seu investimento em formação profissional.
Desde já quero agradecer tanto as sugestões que me faz e que irei de facto efectuar, assim que abrirem inscrições de formação, pois tenho como objectivo, efectuar os cursos existentes deste ramo, com o objectivo de progredir na carreira, pela qual tenho imenso gosto.
Relativamente ao curso em si, tem os seguintes objectivos;
1º um curso destes permite um aumento do curriculo
2º o que irei aprender será apenas para uso extremo (ex; prestação de serviços em postos como os comboios da linha de Sintra, ou a de Cascais) em que a minha integridade fisica esteja ameaçada e não consiga demover os potenciais agressores de cometerem a agrassão contra mim ou a terceiros que estejam nas minhas instalações.
E por fim, pretendo concorrer mais tarde, (apos outros cursos feitos), a uma embaixada, ou a um banco, como segurança interno ou pessoal,. Na altura analisarei melhor as condições em que me encontrar.
Apenas para que tenha uma noção do que pretendo, irei concorrer para o próximo ano lectivo á Faculdade de Direito em Lisboa, para ter melhor dominio nesta area legal.
Uma vez mais muito obrigado pelos seus esclarecimentos, porque têm-me sido bastante úteis.
Atentamente
JSantiago