Este fórum usa cookies
Este fórum utiliza cookies para armazenar as suas informações de login se estiver registado, e a sua última visita ou não. Os Cookies são pequenos documentos de texto armazenados no seu computador. Os cookies criados por este fórum só podem ser usados neste site e não representam nenhum risco de segurança. Os cookies deste fórum também acompanham os tópicos que você leu, e a última vez que os leu. Por favor confirme se quer aceitar ou rejeitar estes cookies por definição.

Um cookie será armazenado no seu navegador, independentemente da sua escolha, para prevenir que esta pergunta apareça novamente. Você será capaz de alterar as suas definições de cookies a qualquer momento usando o link no rodapé.

Avaliação do Tópico:
  • 0 voto(s) - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Voluntariado versus Profissionalismo III
#1
Parte final: Nem a provocação de me referir a uns como profissionais (logo no tópico), e implicitamente chamar aos restantes amadores não trouxe mais comentários. Voltando ao sério, no seguimento de notícias da semana passada e das quais o Zé Júlio enviou cópia do D.D. aos moderadores, o caminho para profissionalizar os bombeiros está traçado. A classificação dos voluntários para poder aceder à carreira como profissional vai tornar-se uma realidade. Quem vai pagar a profissionalização dos bombeiros? Este tema foi aflorado na segunda parte deste tópico. Na prática seremos nós enquanto contribuintes a fazê-lo, seja através do Orçamento Geral do Estado, seja de uma taxa específica, seja através do aumento do seguro do automóvel (a hà muito cobrada taxa para o SNB -agora ANPC, sim já repararam na factura da vossa seguradora?). Na prática vamos começar a pagar mais, pois além da mencionada taxa, mutios de nós são associados e pagam quotas para a associação de bombeiros local; mas como já sabem pagaremos mais. Para os bombeiros será uma responsabilidade acrescida, pois o respeito de que gozam agora já é questionado em situações como as dos fogos florestais e se o que acontece em Lisboa, Porto, Setúbal, Faro entre outros se estender ao resto do País, i.é a profissionalização, o respeito dará lugar à exigência, pois se são funcionários, queremos um em cada rua como os polícias e os médicos, e se são pagos devem trabalhar mais e melhor. Isto é o que em termos de vox populi se começará a ouvir. Assim sendo será útil que se começe a preparar a transição para o sistema misto e para a definitiva profissionalização com muita atenção a este pormenores, pois sempre haverá lugar para o voluntariado, mas quando se toma a via do funcionalismo aos males existentes acrescenta-se um mundo novo.
Responder


Mensagem neste Tópico
Voluntariado versus Profissionalismo III - por Raul Marques - 07-04-2008, 09:52 PM

Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)