07-04-2008, 09:52 PM
Parte final: Nem a provocação de me referir a uns como profissionais (logo no tópico), e implicitamente chamar aos restantes amadores não trouxe mais comentários. Voltando ao sério, no seguimento de notícias da semana passada e das quais o Zé Júlio enviou cópia do D.D. aos moderadores, o caminho para profissionalizar os bombeiros está traçado. A classificação dos voluntários para poder aceder à carreira como profissional vai tornar-se uma realidade. Quem vai pagar a profissionalização dos bombeiros? Este tema foi aflorado na segunda parte deste tópico. Na prática seremos nós enquanto contribuintes a fazê-lo, seja através do Orçamento Geral do Estado, seja de uma taxa específica, seja através do aumento do seguro do automóvel (a hà muito cobrada taxa para o SNB -agora ANPC, sim já repararam na factura da vossa seguradora?). Na prática vamos começar a pagar mais, pois além da mencionada taxa, mutios de nós são associados e pagam quotas para a associação de bombeiros local; mas como já sabem pagaremos mais. Para os bombeiros será uma responsabilidade acrescida, pois o respeito de que gozam agora já é questionado em situações como as dos fogos florestais e se o que acontece em Lisboa, Porto, Setúbal, Faro entre outros se estender ao resto do País, i.é a profissionalização, o respeito dará lugar à exigência, pois se são funcionários, queremos um em cada rua como os polícias e os médicos, e se são pagos devem trabalhar mais e melhor. Isto é o que em termos de vox populi se começará a ouvir. Assim sendo será útil que se começe a preparar a transição para o sistema misto e para a definitiva profissionalização com muita atenção a este pormenores, pois sempre haverá lugar para o voluntariado, mas quando se toma a via do funcionalismo aos males existentes acrescenta-se um mundo novo.

