Este fórum usa cookies
Este fórum utiliza cookies para armazenar as suas informações de login se estiver registado, e a sua última visita ou não. Os Cookies são pequenos documentos de texto armazenados no seu computador. Os cookies criados por este fórum só podem ser usados neste site e não representam nenhum risco de segurança. Os cookies deste fórum também acompanham os tópicos que você leu, e a última vez que os leu. Por favor confirme se quer aceitar ou rejeitar estes cookies por definição.

Um cookie será armazenado no seu navegador, independentemente da sua escolha, para prevenir que esta pergunta apareça novamente. Você será capaz de alterar as suas definições de cookies a qualquer momento usando o link no rodapé.

Avaliação do Tópico:
  • 0 voto(s) - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Incêndios Florestais
Pois é meus amigos, publicamente gostaria de dar os parabéns ao Júlio pelo Forum recentemente criado.

Relativamente ao assunto que vos faço chegar, gostava desde já pedir a todos os que nos visitem um comentário.

A decisão em falar-vos sobre Incêndios Florestais, deve-se ao facto de que no fim deste mês, cessa a fase mais importante do dispositivo de combate aos incêndios florestais do ano.
Em primeiro gostava de dar os meus sinceros parabéns, a todos os que contribuiram para o sucesso da época que agora termina, pois foi a época com menos área ardida dos ultimos anos. Bem sei que estão a pensar que, o tempo também ajudou em muito para este sucesso, pois é... mas só esse facto não retira o mérito, pois este ano houve muitas melhorias nos dispositivos de combate aos incêndios florestais e nos procedimentos adoptados. Garanto-vos que, para quem anda no terreno sentiu em muito essas mudanças, que infelizmente não poderei citá-las pois tornaria o meu texto demasiado extenso. Fico feliz de poder afirmar que este ano as televisões não abriram o noticiário com o tema "Portugal a Arder", como todos os anos acontece.
A todos os que contribuiram para o feito, "um bem hajam".
Responder
Olá Miguel, boas.
Concordo contigo, mas que também ainda falta muita coisa a fazer.
continua-se a vêr muitos locais com bastante "mato" à beira da estrada. assim como beatas de cigarro a voar vidros fora (ainda esta semana levei com uma na grelha do meu carro). Na minha opínião assim como também o dizes, já se começa a vêr muitos frutos, mas acho que este ano foi de sorte, Graças a deus...
Alexandre Pais
Equipa de Suporte
---@@@---

[Imagem: signature.png]
Responder
Bem-vindo Miguel Silva e muito obrigado por enriqueceres este espaço. Concordo contigo quanto aos resultados. Contudo, ainda importa analisar alguns factores do ponto de vista estratégico que são dúbios:
1. Como é possível uma gestão integrada de meios sem um meio de comunicação integrado, falta muito para o SIRSP?
2. GIPS da GNR, como ficam? Foram parte da resolução deste flagelo? Como seria se esse factor profissional, com as mesmas condições e meios, transitasse para a alçada dos Bombeiros?
Para além das já desgastadas opiniões sobre a limpeza das matas, e ordenamento da floresta, as questões que te coloco são, de momento as que mais me deixam expectante em relação a como será para o ano que vem.
Sou, com cordiais cumprimentos
Júlio Santos
Responder
Caríssimo Júlio Santos,

Em relação ás duas questões pertinentes que coloca relativamente ao tópico inserido pelo Miguel Silva, aqui segue o meu parecer:

1. "Como é possível uma gestão integrada de meios sem um meio de comunicação integrado, falta muito para o SIRSP?" De facto em relação a este ponto pressuponho que se esteja a referir à comunicação entre os vários agentes da protecção civil que actuam no plano operacional do Sistema Integrado de Operações de Protecção e Socorro (SIOPS) e se assim for a comunicação é sem dúvida um problema, pois sinceramente não sei em que "pé" se encontra este projecto do Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP). Contudo o sistema de comunicações nos Bombeiros melhorou significativamente após um investimento em infra-estruturas e equipamentos por parte da tutela nas comunicações em banda alta.
2. "Os GIPS da GNR como ficam?" Em minha modesta opinião não ficavam de modo algum, pois à GNR cabe a incumbência de missões de segurança e policiamento para as quais os seus elementos foram treinados. "Foram parte da resolução deste flagelo?" A meu ver não, pois a actuação deste grupo sobre o fogo apenas se aplica nos primeiros 20 a 25 minutos e se não houver sucesso nessa intervenção os GIPS retiram e entram em acção os meios de combate a incêndios dos Bombeiros. Para quem não sabe a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) criou sob sua dependência directa este ano a Iª Companhia Especial de Bombeiros, também denominada de "Canarinhos" com um efectivo de 140 Bombeiros divididos em quatro grupos sediados nos distritos de Castelo Branco, Guarda, Santarém e Portalegre. Até 21 de Setembro de 2007, estão abertas candidaturas para o processo de selecção de mais 100 Bombeiros que constituirão a IIª Companhia Especial de Bombeiros, a sediar nos distritos de Évora, Beja e Setúbal. "As Companhias Especiais de Bombeiros, visam dotar o SIOPS de um efectivo minímo de elementos que, em disponibilidade permanente e com preparação adequada, possam responder de imediato, tanto em missões de carácter emergente de protecção e socorro, como em acções de prevenção e combate em cenários de incêndios, acidentes graves e catástrofes, em qualquer local no território nacional ou fora do país, sem prejuízo das missões inerentes a outros Agentes de Protecção Civil." "Como seria se esse factor profissional, com as mesmas condições e meios, transitasse para a alçada dos Bombeiros?" Sem dúvida nenhuma que se todo o equipamento e material que foi cedido ao GIPS fosse investido nos Bombeiros era uma mais valia, quanto mais não fosse apenas o equipamento de protecção individual (EPI) para o combate a incêndios florestais que tem um nivel de segurança elevado e é menos desgastante em termos de trabalho por ser mais leve bem como ajuda no combate ao stress térmico.
Cordiais cumprimentos,
Hugo Pereira da Silva
Responder
Pertenço a um Corpo de Bombeiros da Cidade de Lisboa razão pela qual não me vou alargar muito no tema dos incêndios florestais dado que a minha experiência / frequência de intervenção não mo permite.
No entanto gostaria de salientar que os Bombeiros só intervêm quando tudo a montante deles falha e em portugal falha redondamente, não obstante os bombeiros intervêm como o parente pobre do Sistema de Protecção e Socorro, deveria haver uma forma justa e igualitária para todos os agentes de Protecção Civil, não concebo o facto de o GIPS da GNR intervir em veículos novos, com equipamentos modernos e o meu Corpo de Bombeiros intervir com um veículo de 1976 isto não é viável nem operacional. Resumindo e concluindo: uns com tanto e outros com tão pouco...
Espero que a criação e actividade da Secretaria de Estado da Protecção Civil venha dar mais atenção e dedicar-se com mais tempo e vontade a estas questões que embora não pareca fazem a diferença entre a motivação e a qualidade dos serviços prestados.
Com os melhores cumprimentos,
André Fernandes
Responder

Saltar Fórum:

Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)