|
Um exercício que correu mal, mas ainda bem
|
|
05-12-2008, 11:07 PM
Mensagem: #1
|
|||
|
|||
|
Um exercício que correu mal, mas ainda bem
Parabéns. È o que me apetece fazer neste Editorial é dar os parabéns à Autoridade Nacional de Protecção Civil pelo Exercício "PROCIV IV/2008".
Correu mal porque colocou a descoberto muitas dificuldades em situações de socorro. Esse é, para quem não sabe, o principal objectivo de um exercício. Por isso todos, mas todos, os envolvidos deveriam ter “olhado” para este exercício como uma forma de treinarem para não vir a falhar numa situação real. Neste caso, falhar era o melhor que podia acontecer, expor as dificuldades para serem rectificadas a tempo de actuar bem em situações reais. Infelizmente não foi esse o espírito de todos os participantes, mas pelo menos que tenham aprendido para que servem os exercícios; È PARA EXPOR AS FALHAS, não para correr bem. As comunicações, como seria de esperar foram o grande problema. Conto-vos uma pequena estória, no Sábado em que decorria o exercício fui visitar a FIL tecnológica, deixei boquiabertos os elementos que estavam a acompanhar uma viatura da ANPC que aí se encontrava exposta, quando ao olhar para o conjunto de consolas de rádio existentes na viatura, lhes disse que aquilo representava uma “vergonha Nacional”. Tive de lhes explicar o motivo da minha afirmação. Acompanho com interesse o desenvolvimento do SIRESP, desde que ele era para ser testado em 1998 por altura da Expo98 e estar em pleno funcionamento no EURO2004, em 98 nem sombra de tal sistema e em 2004 resultou numa experiência completamente frustrada. A exposição desta deficiência no exercício PROCIV IV/2008 espero que tenha trazido algum bom senso aos decisores do quanto faz falta um sistema de comunicações integrado e a funcionar em pleno. Não sei do que precisam mais para chegar a essa conclusão, estou em crer que pouco. Seria muito bom que pudéssemos dar os parabéns ao MAI por já ter a funcionar o SIRESP em pleno já no próximo exercício de larga escala que se realizasse em território Nacional. Um pequeno à parte, porque razão a ANPC adoptou um logótipo que está bem explicado, mas não é reconhecido, nem em Portugal nem no estrangeiro? Aliás, fora do território Nacional ainda têm de utilizar o triangulo e o circulo, símbolo mundialmente reconhecido para a Protecção Civil. Aí estão mal. Sou, com cordiais cumprimentos Júlio Santos |
|||
|
12-01-2009, 06:02 PM
Mensagem: #2
|
|||
|
|||
|
RE: Um exercício que correu mal, mas ainda bem
"Não sei do que precisam mais para chegar a essa conclusão, estou em crer que pouco."
Precisam que aconteça uma catástrofe para tomarem medidas.Infelizmente neste Pais como lá diz o ditado,casa roubada trancas na porta.Só depois das coisas acontecerem é que se toma medidas.É a nossa sina. Cumprimentos. "Morte ou Glória" |
|||
|
|