Este fórum usa cookies
Este fórum utiliza cookies para armazenar as suas informações de login se estiver registado, e a sua última visita ou não. Os Cookies são pequenos documentos de texto armazenados no seu computador. Os cookies criados por este fórum só podem ser usados neste site e não representam nenhum risco de segurança. Os cookies deste fórum também acompanham os tópicos que você leu, e a última vez que os leu. Por favor confirme se quer aceitar ou rejeitar estes cookies por definição.

Um cookie será armazenado no seu navegador, independentemente da sua escolha, para prevenir que esta pergunta apareça novamente. Você será capaz de alterar as suas definições de cookies a qualquer momento usando o link no rodapé.

Avaliação do Tópico:
  • 0 voto(s) - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Mais um Gabinete Coordenador da Segurança
Numa altura em que as pessoas, preocupadas com a segurança, equacionam o facto das diversas Polícias dependerem de mais do que um Ministério; defendendo alguns (eu incluído) que deveriam depender de um só, eis que o Governo nos surpreende com mais uma medida de descentralização dos meios de combate à insegurança: a criação do Gabinete Coordenador da Segurança Escolar (GCSE), estrutura integrada no âmbito do Ministério da Educação (ME), com missão de conceber, coordenar e executar medidas de segurança nas escolas.

Esta decisão afigura-se-nos um paradoxo relativamente a algumas medidas governamentais, como por exemplo o facto de ter sido criado o cargo de secretário-geral do Sistema de Segurança Interna já conhecido como o “super-polícia”. A intenção, nesse caso, foi centralizar a decisão em situações de crise, foi um passo naquilo que considero o caminho certo.

Para surpresa, agora aparece mais um “Gabinete Coordenador de Segurança”, mas a depender do Ministério da Educação. O mesmo Ministério que atrasou a publicação do Relatório Anual de Segurança Interna de 2008 (por não facultar os dados atempadamente) e o mesmo Ministério que quando comparou os dados de que dispunha com os das polícias se verificou que estavam “trabalhados” para menos; ou seja tinham mais registos as policias que o Ministério da Educação.

É caso para questionar o que se pretende com este novo Gabinete?

- Gerir a informação para transmitir uma ideia de paz e amor nas nossas escolas e na sua envolvente? (o meu filho de 11 anos foi esta semana ameaçado com uma faca a menos de 300 mts da escola);

- Dar “tachos” a mais uns quantos militares na reserva? Ou mesmo só aos afilhados?

Nós portugueses preocupados com a Segurança temos de estar atentos a estas manobras cuja intenção parece ser diminuir a insegurança, mas apenas pulverizam a realidade por diversos olhares evitando assim uma observação centralizada que podia tomar as medidas eficazes utilizando a informação e os meios ao seu dispor.

Por este andar teremos a criação de um Gabinete idêntico em todos os Ministérios e daqui a cinco anos centraliza-se tudo e depois descentraliza-se e assim por diante e “brincamos” à segurança com a insegurança das populações.
Sou, com cordiais cumprimentos
Júlio Santos
Responder
Cool 
SadSe calhar vou entrar em contra-opinião, mas que servirá esclarecer o seguinte:
Este tal de Gabinete de Segurança do MEducação, já existe há "sèculos".
Aqui há uns anos era cooredenado por um tal de Major Parracho e era maioritariamente constituido por ex-agentes da PSP; GNR,etc...os quais tinham preferência,por motivos óbvios. De fatinho e gravata lá andavam em grupos de 2 ou 3, de carrinho, patrulhando as escolas e ali permanecendo algum tempo, preferencialmente durante a noite. Dispunham de cartão de livre trânsito do ME e tinham alguma força.

Actualmente existe um Gabinete de Segurança que é coordenado por um (a) Official da PSP, adjuntada por um Oficial da GNR e mais 1 ou 2 elementos civis mas com "canudo" na àrea da Segurança.

Creio que aceitam candidaturas, para quem estiver interessado e tenha alguma experiência na função. Não é portanto um Serviço de Segurança do Estado,tipo secreta,etc... nem tem funções policiais.

Um abraço para ti Jùlio e para os outros companheiros

Manuel neves[/b]
Responder
Para que não restem dúvidas e não sejam efectuadas comparações com situações já existentes, deixamos aqui o texto, na integra, do Portal do Cidadão.
Como pode ser verificado esta nova Coordenação de Segurança nada tem a ver com anteriores.

Texto do Portal do Cidadão:
Segundo o Decreto-Lei n.º 117/2009, de 18 de Maio, terminado o mandato da Equipa de Missão para a Segurança Escolar, com a duração de três anos, tornou-se necessário criar uma nova estrutura, bem como proceder à regularização da situação dos prestadores do serviço de vigilância nas escolas.

Neste âmbito, cabe ao GCSE “elaborar um plano de actividades anual e efectuar as medidas necessárias para combater situações de insegurança e violência escolar”, proceder à monitorização dos sistemas de vigilância nas escolas e promover programas na área da segurança.

Este órgão é ainda responsável pela organização de acções de formação específicas sobre segurança escolar, destinadas ao pessoal docente e não docente, e pela realização periódica de exercícios e de simulacros, com o intuito de familiarizar a comunidade educativa com os planos de segurança.

Segundo o diploma, o membro do Governo responsável pela área da Educação pode constituir equipas de zona de vigilância às escolas, compostas por vigilantes recrutados e contratados.
Sou, com cordiais cumprimentos
Júlio Santos
Responder
Este Gabinete Coordenador da Segurança de Escolas, é um mau exemplo em como o Governo gasta mal os erários dos portugueses.

Para quem não sabe os elementos de vigilância e não de segurança, são feitos por elementos da GNR, PSP e Marinha muitos dos quais nenhuma formação têm para exercer tal função, principalmente os de Marinha.

Além disso todos eles são aposentados e auferem reformas acima dos 1500 euros, em quantidade, ronda os 700 homens, quero dizer com isto, que é um serviço dado a boys e estão a tirar o emprego a 700 portugueses que tanto necessitam.

Não esquecer que para além da reforma que já auferem o ME lhes paga 700 euros+sub.Alimentação+sub.férias e Natal.

Quero mais acrescentar que as Escolas com estes vigilantes, é como não tenham nenhuma vigilância, pois estes artistas passam o tempo fugindo do perigo, deixando os alunos fazerem o que querem, claro isto com a conivência dos Conselhos Directivos.

Eu sei do que falo, pois também por lá passei, reparando que estava a roubar o emprego a quem precisava e vendo o que se passava a nível dos CD, resolvi sair.

Para quem não sabe, esta é a situação do GCSE ou seja, mais um tacho.
Responder

Saltar Fórum:

Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)