Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 voto(s) - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Policiamento de Proximidade
17-01-2008, 03:13 PM
Mensagem: #1
Policiamento de Proximidade
Para ler este artigo na integra e na sua versão original, visite: http://www.juliosantos.net
O Programa Integrado de Policiamento de Proximidade (PIPP) é um projecto-piloto da PSP e está implementado na 1ª. Divisão do Comando Metropolitano da PSP de Lisboa e também em outros 21 Comandos da PSP ao nível nacional (um projecto-piloto por distrito, três nos Açores e um na Madeira).
Este Programa visa uma ampliação da actuação policial em articulação e colaboração directa com a comunidade, no âmbito da resolução da pequena e média criminalidade, na prevenção de crimes e incivilidades, causadores de desconforto e do sentimento de menor segurança da população.
Os Agentes Policias que exercem funções no âmbito do Policiamento de Proximidade estão mais próximos da população, nomeadamente daqueles mais frágeis e carenciados (crianças, jovens, idosos, habitantes de bairros problemáticos, etc.) e conhecem as fragilidades, necessidades e as potencialidades do meio.
Com a Directiva Estratégica n.º10/2006 de 15 de Maio foram criadas formalmente as Equipas do Programa Escola Segura (EPES) e as Equipas de Proximidade e de Apoio à Vítima (EPAV).

As Equipas do Programa Escola Segura (EPES) têm por funções garantir a segurança e vigilância nas áreas escolares, prevenção da delinquência juvenil, detecção de problemas que possam interferir na situação de segurança dos cidadãos e a detecção de cifras negras no seio das comunidades escolares.
As Equipas de Proximidade e de Apoio à Vítima (EPAV) são responsáveis pela segurança, em cada sector da área da sua de responsabilidade e, de acordo com o diagnóstico de segurança efectuado em cada Comando: pela prevenção e vigilância em áreas comerciais, vigilância em áreas residenciais maioritariamente habitadas por cidadãos idosos, prevenção da violência doméstica, apoio às vítimas de crime e acompanhamento pós-vitimação, identificação de problemas que possam interferir na situação de segurança dos cidadãos e pela detecção de cifras negras.
Na 1ª. Divisão do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP foram criadas ciclo-patrulhas e integradas na valência de Policiamento de Proximidade a par das EPES e das EPAV’s, sendo elas próprias igualmente um meio eficaz na aproximação e na melhoria das relações da PSP, como instituição pública, com a população em geral.
As Equipas de Proximidade recorrendo ao patrulhamento ciclo resultam numa mais valia pela sua presença visível na via pública, pela sua flexibilidade, mobilidade, por ser um meio “amigo” do ambiente e por proporcionar uma interacção positiva com as populações, permitindo a aplicação de um policiamento proactivo. As ciclo-patrulhas chamam a atenção das pessoas e possibilitam uma grande capacidade de comunicação em representação da instituição P.S.P., nomeadamente entre a população adolescente/jovem, pela facilidade de identificação com os elementos das ciclo-patrulhas, podendo potenciar um esforço conjunto, promovendo a articulação de parcerias externas com vista a afastar este grupo de risco de comportamentos desviantes.
NOTA FINAL
Com o decorrer do Programa de Policiamento de Proximidade as Juntas de Freguesia, constituíram parcerias informais com a PSP, trabalhando sempre em conjunto e com o intuito de melhorar a qualidade de vida da comunidade e colaborando activamente em todos os projectos, quer da sua iniciativa quer os propostos pela PSP/PIPP.
Os Agentes e Subchefes sentem-se orgulhosos do trabalho que têm vindo a desenvolver em prol da comunidade, do prestígio e imagem da PSP.
Persistindo ainda o sentimento de utilidade pública, ao serem reconhecidos pela população como o garante da sua segurança e onde estes depositam a sua confiança e transmitem com muita frequência a satisfação e o sentimento de segurança que sentem aos elementos afectos ao PIPP.
Em jeito de conclusão verificamos que existe um elevado grau de aceitação e satisfação por parte da generalidade dos envolvidos, quer seja da comunidade quer seja dos elementos policias.
Desejo a todos um Feliz Ano Novo
Aurora Dantier

Sou, com cordiais cumprimentos
Júlio Santos
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)
Contacte-nosJúlio SantosVoltar ao TopoVoltar ao conteúdoModo (Arquivo) LeveRSS conteúdo