Este fórum usa cookies
Este fórum utiliza cookies para armazenar as suas informações de login se estiver registado, e a sua última visita ou não. Os Cookies são pequenos documentos de texto armazenados no seu computador. Os cookies criados por este fórum só podem ser usados neste site e não representam nenhum risco de segurança. Os cookies deste fórum também acompanham os tópicos que você leu, e a última vez que os leu. Por favor confirme se quer aceitar ou rejeitar estes cookies por definição.

Um cookie será armazenado no seu navegador, independentemente da sua escolha, para prevenir que esta pergunta apareça novamente. Você será capaz de alterar as suas definições de cookies a qualquer momento usando o link no rodapé.

Avaliação do Tópico:
  • 0 voto(s) - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
AS TÃO MERECIDAS FÉRIAS...
A colaboração da PSP de Lisboa este mês é da responsabilidade do Chefe Edgar Oliveira Supervisor do PIPP – 22ª. Esquadra

...Aproxima-se mais uma época balnear, e com ela as minhas férias, as minhas tão merecidas férias; é que tenho mesmo necessitado de um belo descanso na companhia da minha família, a Maria e o meu filhote o Pedro, também já se nota o cansaço neles...este ano vou até ao “Allgarve”... sol...praia...
... Mas antes de ir de férias, e para que tudo corra bem tenho que as planear... deixa-me pensar do que vou precisar:....

... Garantir a segurança da minha casa na minha ausência:
Passar pela Esquadra e entregar o formulário a avisar que vou de férias, preciso levar BI e facultar um telefone de contacto, a Polícia de Segurança Pública, garante entre 01JUL e 30SET, “uma vigilância de forma sistemática e metodológica verificando o aspecto exteriores de inviolabilidade do domicílio”, sempre me deixa um pouco mais tranquilo na minha ausência, e caso se deparem com algo de anormal me comunicam de imediato;
Mas antes, vou elaborar uma lista de todos os meus electrodomésticos e aparelhos eléctricos, a marca, o modelo e respectivos números de series;
Vou também fotografar todas as jóias da família, sempre será uma fácil recuperação por parte da polícia, caso sejam furtadas, mas para evitar vou ainda escondê-las, talvez em locais separados, ainda não sei...pena o truque de dentro de um saco de plástico e no interior do autoclismo já estar mais que visto...pena...fotografo e catálogo também aquele quadro que tanto gosto, e me custou um dinheirão, pena é não ter dinheiro para outras obras de arte, senão faria o mesmo;
O dinheiro, não vou deixar debaixo do colchão, vou depositar no banco;
Falar com o vizinho Joaquim para dar uma vista de olhos na casa, tirar a correspondência da caixa de correio, abrir e fechar as persianas, ligar uma luz ou outra de vez em quando, sempre dá uma aparência de actividade à residência e quando ele for de férias será a minha vez pois ele é a ”segurança mais próxima e a solidariedade entre vizinhos inibe a acção dos marginais”;

Não comentar com ninguém estranho nem publicitar na esplanada do café que vou de férias, nem deixar mensagens escritas na porta ou janelas que revelem a ausência;
Verificar se todas janelas/estores fecham devidamente e ao sair deixar tudo devidamente fechado, incluindo a água e o gás;...

...Verificar o estado geral da viatura :
O ideal era entregar isso a um mecânico para fazer uma revisão geral, mas isto anda tão mau, vou apenas ver o estado dos pneus, verificar a pressão, incluindo o suplente, todas as luzes, o nível de óleo, água, a buzina, direcção, os cintos de segurança; a cadeira do Pedro, enfim... todas aquelas coisas que nos deparamos nas inspecções...

Confirmar se tenho tudo em dia de documentos, seguro, livrete, registo de propriedade ou documento único, inspecção, imposto de circulação, carta de condução, bilhete de identidade, e assegurar-me que lá, não os vou deixar no interior do carro nem vou deixar objectos de valor à vista, estacionando num local, se possível com luminosidade;

...A viagem:
Verificar antes no mapa, todo o percurso a fazer para que na altura não tenha dúvidas no caminho a seguir;
Angariar todos os telefones úteis, de amigos, familiares, assistência em viagem, o de emergência das concessionárias que exploram as auto estradas que vou utilizar, para os ter à mão, caso seja preciso, verificar se tenho bateria e dinheiro no telemóvel;
Acondicionar devidamente toda a bagagem, em local próprio, nunca impedindo a visão;...espero que a Maria não leve muita coisa;
Vou tentar escolher um horário em que não seja previsível um intenso fluxo de trânsito, nunca nas horas de maior calor;
Calcular para que pelo menos faça duas paragens pelo caminho, com algum tempo de descanso, para andar um pouco, esticar as pernas, e abster-me da condução, fazendo uma refeição ligeira, e é claro sem a ingestão de qualquer bebida alcoólica;

Conduzir dentro dos limites de velocidade, pois assim mais tempo terei para reagir caso algo a aconteça;
Ter atenção aos sinais de trânsito e às manobras graves e muito graves (perigosas);
...Bem...penso que não me esqueci de nada!! Ahhh ... tenho também a linha de emergência “112”, que sempre se disponibilizarão para me auxiliar... espero não precisar...e Algarve aí vamos nós!!

Acho que vamos ter umas BOAS FÉRIAS!

E você já planeou as suas FÉRIAS???

Edgar Oliveira
JUN2008
Sou, com cordiais cumprimentos
Júlio Santos
Responder
MSG interessante, completa, numa prosa bem disposta!
Eu, como autocaravanista que sou, costumo tomar uma precaução adicional: antes de partir memorizo no meu telemóvel os postos da PSP/GNR das localidades onde costumo ou prevejo estacionar para pernoitar (quando o faço fora dos parques de campismo). É que às 3 ou 4 da manhã posso acordar com alguém a fazer-se convidado... sem o ter sido. Felizmente nunca tal aconteceu, mas é uma dica de segurança que eu gostaria de deixar aqui...
Boas férias para todos!
João Firmino
Responder

Saltar Fórum:

Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)