Este fórum usa cookies
Este fórum utiliza cookies para armazenar as suas informações de login se estiver registado, e a sua última visita ou não. Os Cookies são pequenos documentos de texto armazenados no seu computador. Os cookies criados por este fórum só podem ser usados neste site e não representam nenhum risco de segurança. Os cookies deste fórum também acompanham os tópicos que você leu, e a última vez que os leu. Por favor confirme se quer aceitar ou rejeitar estes cookies por definição.

Um cookie será armazenado no seu navegador, independentemente da sua escolha, para prevenir que esta pergunta apareça novamente. Você será capaz de alterar as suas definições de cookies a qualquer momento usando o link no rodapé.

Avaliação do Tópico:
  • 0 voto(s) - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Um novo esquema dos ladrões
Introdução
[align=justify]Com alguma frequência recebo e-mails com informações e/ou conselhos sobre segurança. Alguns, após uma pré análise concluo que ou não merecem publicação e/ou já fazem parte dos muitos que constam no nosso item “Comportamentos de Segurança”.
Recentemente recebi esta relato que mereceu a minha atenção e por isso gostava de o compartilhar convosco.

Roubaram a mala de uma senhora a qual continha os seus cartões de crédito de débito e o seu Telemóvel. Minutos mais tarde quando ela ligou para seu marido utilizando um telefone público para lhe contar o que lhe tinha acontecido, o marido disse-lhe:
'Eu acabei de receber um SMS teu que me perguntava qual era o PIN do teu Multibanco e do teu Cartão de Crédito porque não te lembravas e eu respondi-te, pela mesma via, há poucos instantes"!
Alarmados, ambos foram de imediato ao Banco e foram informados pelo Gerente de Conta que todo o seu dinheiro havia sido levantado e que a conta estava a zeros. Também tinham sido utilizados os dois cartões de crédito para Compras e Adiantamentos (Cash Advance), e ambos também estavam a zero.
O ladrão utilizou o Telemóvel para enviar o SMS ao marido da senhora, uma vez que na Lista de Contactos do Telemóvel ele constava como "Amorzinho" e assim foi fácil encontrar o contacto que pretendia. Em menos de 20 minutos o ladrão e os seus cúmplices limparam a conta bancária e o saldo dos cartões de crédito da senhora.

Algumas Recomendações:
- Não revele na lista de contactos do seu telemóvel, informação de quem é quem;
- Evite usar identificações do género: Casa, Amor; Amorzinho, Marido, Esposa, Pai, Mãe, etc..
- E muito importante, quando receber, via SMS, algum pedido de Informação (número de PINS, morada de casa, se uma amiga está em casa, etc.), confirmar primeiro antes de responder. Efectue uma ligação de voz e procure falar directamente com a pessoa que está a solicitar a informação.
- Também importante confirmar sempre de viva voz, a marcação de encontros inesperados, pode tratar-se de uma emboscada;
Estes são os novos tempos em que vivemos; e as técnicas dos ladrões evoluem de uma forma superior à nossa capacidade de reacção. Por conseguinte só nos resta tomar algumas precauções.[/
align]
Sou, com cordiais cumprimentos
Júlio Santos
Responder

Saltar Fórum:

Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)